![](https://images.adsttc.com/media/images/5227/a35b/e8e4/4e0f/5000/004a/newsletter/Les_Turbulences_FRAC_Centre_-_%E2%88%8F_Jakob___MacFarlane_-N_Borel_Photo_-_619.jpg?1378329420)
- Área: 3400 m²
- Ano: 2013
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Fotografias:Nicolas Borel, Jakob + Macfarlane Architects
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Fabricantes: ERTCM, Schöck
![](https://images.adsttc.com/media/images/5227/a661/e8e4/4e0f/5000/004f/newsletter/Section_02.jpg?1378330128)
Descrição enviada pela equipe de projeto. A ideia arquitetônica é levar todo o local, que determina a superfície de intervenção. Foram identificadas duas malhas predominantes provenientes do contexto histórico do local. O encontro e convergência destas duas geometrias se materializa em uma deformação, uma zona de turbulência, a futura presença do Centro FRAC.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5227/a355/e8e4/4e73/8600/0051/newsletter/Les_Turbulences_FRAC_Centre_-_%E2%88%8F_Jakob_MacFarlane_intervention_artistique_Electronic_Shadows_-N_Borel_Photo_-_1027.jpg?1378329419)
O pátio interno é tratado como um espaço público, conectando todos os edifícios e carregando o programa do FRAC. Nossa intenção é criar não só uma paisagem, mas uma superfície topográfica. Esta superfície segue as interferências das duas malhas de construção e acomoda os declives naturais do terreno para as entradas dos diferentes programas de espaços de exposição.
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![](https://images.adsttc.com/media/images/5227/a7c1/e8e4/4ecd/aa00/0059/newsletter/Model.jpg?1378330555)
Os volumes criados pela reunião dessas geometrias são extrudados verticalmente e esticados sobre o pátio e a cidade. Estão organizados em três partes e concebidos como volumes facetados e simples, uma linguagem derivada da fusão das malhas.
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Cada uma dessas extrusões "turbulentas" contém um elemento programático: o primeiro e mais alto é uma galeria de exposições temporárias com os seus espaços cenográficos acompanhamento. O menor, uma galeria de audiovisual, e o terceiro, como o saguão de entrada, espaço de vendas e um espaço de convívio social, que se estende externamente ao pátio. Este espaço central é uma interseção, um lugar de encontro e de trocas, materiais e imateriais. Este espaço leva o público aos espaços de exposições e áreas de pesquisa.
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Os revestimentos externos e internos são finas malhas metálicas e têxteis que transmitem um fluxo contínuo de modificações da informação. O intuito foi criar um edifício que continuamente descreve o processo de criação, desaparecendo por trás das linhas que foram utilizadas apenas para reaparecer no volume, uma imagem tridimensional, a materialização da arquitetura. Volume, luz e imagem se fundem para criar uma forma dinâmica de arquitetura de informação.
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Estas superfícies digitais são endereçadas à cidade e, como tal, a superfície do edifício transcreve os fluxos de informação em imagens de luz através de uma intervenção de Sombras Digitais. Estes fluxos de informação podem ser o tempo, as conexões com seu site na internet ou qualquer fluxo de informação capturável em tempo real.
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A superfície leve do edifício é simultaneamente uma intervenção arquitetônica e artística, um sinal urbano e sinalização das atividades do edifício. Esta ideia também é perseguida internamente sob a forma de um sistema dinâmico de identificação. O objetivo é dar ao FRAC uma ferramenta que é dimensionada por sua dimensão pública, aberta e visível.
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Por sua nova fachada urbana aberta, obtida através da demolição do edifício existente no Boulevard Rocheplatte, o Centro FRAC está conectado ao passeio urbano cultural de Orleans e o pátio interno torna-se, assim, uma praça pública. Temos deslocado o centro de gravidade para o coração do terreno. A nova intervenção arquitetônica é o novo ponto de gravidade, uma nova estrutura, uma nova geometria e um novo ponto de partida, criando uma arquitetura com uma nova presença que comunica boas-vindas, uma abertura e uma visão para público e pesquisadores. O projeto explica-se por sua natureza extrovertida.
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Essas "turbulências" devem ser entendidas como uma metáfora, inspirando a arquitetura que, por sua vez, transpira ao público ou transeuntes ao longo das bordas.
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A linguagem destas turbulências nasceu do local. Queríamos que este projeto fosse como uma criação do terreno em si, praticamente "auto-criado" a partir das condições locais, descrevendo, assim, todas as forças atuantes.
É um projeto cheio de vida que comunica, revela, provoca, estimula e informa.